terça-feira, 24 de novembro de 2009

Profissão Perigo

A profissão mais perigosa vista até hoje é a de juiz de futebol. Não há controvérsias, não há como desmentir, nem como apurar. É sim, a profissão mais perigosa e mais odiada do mundo. Primeiro, porque mexe com futebol, que já é um risco para qualquer um. Um erro cometido pelo juiz e a torcida inteira o acusa de "roubar". Alguns dizem que sangue de Jesus têm poder. Pode até ter, mas os cartões do juiz têm mais.
Ele é que nem os nossos pais. Nós podemos não gostar das ordens, mas temos que cumprir.
Na verdade, todo o despeito da torcida começa pela roupa do juiz. Não precisa ser nenhum "fashion consultant" para saber que aquela camisa verde-amarela não combina com aquele mini short preto-água, ainda mais com aquelas meias cinzas até a canela. Sem falar na chuteira vermelha-tom-berrante.
Quando começa o jogo, é nítido o desespero do juiz. Ele não sabe o que fazer, se é ou não impedido, quem fez falta em quem, qual jogador pôs a mão na bola, quem deu carrinho...
Com esse desespero à flor da pele, é óbvio que ele irá fazer alguma besteira. Só que o maior medo do juiz é fazer besteira com o time errado. Ele têm medo de que a torcida o espere depois do jogo e lhe dê uns catiripapos, de que a torcida destrua seu Sedan, tudo por causa de um impedimento. A vida dos juízes de futebol é dura, não há muitos prestígios nessa profissão. É tudo uma questão de amor ao trabalho.
Não conheço ninguém que trabalharia como juiz para ser tachado de ''viado''. Mas conheço um monte que trabalharia como juiz só para ficar perto dos jogadores. Será que é essa a intenção dos juízes? Arbitrar um jogo só para ficar perto dos "footballers superstars"? Não. Eles arbitram o jogo por que são masoquistas. Eles gostam de serem apedrejados, esculachados, e tudo que for possível e vier da torcida. É a profissão perigo.
Eles com certeza sofrem uma grande pressão ao coordenarem o jogo. Bom, se uma pessoa qualquer não consegue trabalhar direito escutando música, imagine um juiz com mais de setenta mil pessoas gritando em plena euforia. É muita pressão. Não têm como trabalhar direito.
O juiz é o indivíduo responsável por fazer cumprir as regras, o regulamento e o espírito do jogo ou esporte ao qual estão submetidos e intervir sempre que necessário, no caso, quando uma regra é violada ou algo incomum ocorre. Geralmente os árbitros são nomeados pelas organizações ou associações responsáveis pelas diferentes modalidades esportivas. Sempre com a responsabilidade de tornar o jogo mais limpo possível.
Ou seja, a intenção até que é boa, mas a imagem de "viado" e "ladrão"...
Salles
24/11/09

Nenhum comentário: