segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Morte após a Vida

Se há um caminho mais curto que a vida, logicamente, há uma vida mais curta que um caminho. E nós, seres-burros, andamos por quaisquer caminhos sem pensar na vida. Sem pensar no tão curto que é a vida para os nossos longos caminhos.

Tudo é curto, a vida e seus adjetivos. E então, logicamente, devemos parar de seguir nossos caminhos e curtir a vida, já que a vida é curta para tantos longos caminhos. Caminhos que traçamos durante a nossa existência. Porém, logicamente, o que nos define são nossos caminhos, nossas escolhas e o que somos na vida. Então o que nos diferencia? Nossos longos caminhos traçados ou nossa curta vida?

Se a vida é tão curta, qual a razão de escolhermos sempre o caminho mais longo, o caminho mais difícil? Não devemos nos iludir quando nós falamos que estamos no caminho mais curto e mais prático, pois é pura mentira, pura ilusão . Todos os caminhos são longos. O que nos proporciona prazer, felicidade e satisfação é aquilo que encontramos na reta final de nossos caminhos. Seja a passagem para um lugar melhor, uma realização, uma nova corrente ou até mesmo o carro do ano. É o que uns chamam de meta e outros chamam de apenas compromisso vitalício. Pois não é nenhum e nem outro. É apenas "correr pra ver a luz no fim do túnel", como dizem os filósofos. Há sim uma "Luz no Fim do Túnel", sim, não devemos nos enganar, só não devemos nos iludir. E essa luz só vive acesa pois o que a alimenta são os nossos desejos, nossos sonhos, nossa esperança e tudo o que sentimos durante a nossa vida, durante a nossa experiência lunática entre o Céu e a Terra.

A vida é muito curta para chorarmos, para sofrermos, para nos torturarmos. Todos sofrem, e quando todos chegam na última encruzilhada de pura amargura, quando já não agüentam mais, dizem:

- Ah, pelo menos eu vivi em busca da felicidade.

Todos são felizes (pelo menos os que querem ser). Há muito tempo que especulam sobre o assunto de ser feliz. Ser feliz, às vezes não é a melhor coisa. Dentre um estado emocional que exija concentração, a melhor coisa é a seriedade, não a felicidade. Imagine-se gargalhando em um enterro. Obviamente a atitude mais sensata é a seriedade. Mas há pessoas que confundem seriedade com falta de felicidade. Ninguém sofre de "falta de felicidade"! Depende da pessoa para saber a hora de ser feliz. Seja quando for, mas será! E será uma pessoa feliz. Nós mesmo somos felizes chorando. Todos são felizes quando querem ser. Sonhar que se é feliz, nos deixa ainda mais felizes. E não há felicidade no mundo que supra uma realização alheia ou pessoal. Por isso não devemos nos torturar.

Até hoje em dia, as pessoas tratam a morte com medo. Na verdade as pessoas deveriam temer em falar sobre a vida, não sobre a morte. A vida, ela sim é uma batalha atrás de outra, um desgaste seguido de outro, a vida sim é realmente um campo da 2ª Guerra Mundial. Na vida só há dois lados. O lado da fome e o lado da ilusão. Fome de vencer, fome de trabalhar, fome de ser feliz, fome de estruturar uma saída para a glória. O lado da ilusão é o lado que nos faz acreditar que um dia todos nós vamos para um julgamento perante à Deus, que todos nós somos bonitos, que não existe maldade entre pessoas canonizadas. Há maldade em todos os lugares, dentro e fora de casa! A vida é feita de maldade e bondade, a vida é feita por pequenas e grandes coisas, a vida é feita por aproveitamento!

E nós, vamos passar por mais um século em que as pessoas seguem seus caminhos e não aproveitam a vida. As pessoas não aproveitam a vida por terem medo de morrer. Se for morrer, que morra feliz. Nem que for em casa tomando uma taça de vinho, mas morra feliz.

As pessoas comentam sobre a morte como se fosse algo viscoso, como se fosse um tabu. Não há tabu para a morte, mas sim para a vida. A vida é um sofrimento atrás do outro. Não há comparação de sofrimento em qualquer que seja outra situação enquanto estamos vivos. Quando falecemos, é só fechar os olhos e sonhar para sempre. Descansar para todo o sempre. É como diria na música de Vinícius, 'Como é por exemplo que dá pra entender, a gente mal nasce e começa a morrer'.

Então, antes de pensarmos e relembrarmos sobre a passagem de nossos entes queridos para o infinito descanso, é bom lembrarmos que todo mundo já foi feliz na Terra. Seja com a família, com o time de coração, com um sorvete e até com um bilhete de raspadinha, todos já foram felizes na Terra. E para aqueles que ainda estão na Terra, todos nós vamos ser felizes um dia. É só viver feliz em busca da felicidade, sem nem pensar na morte. Pois a morte, a morte já passou de moda. É como diria a música de Vinícius:

"Sei lá, Sei lá,

A vida é uma grande ilusão,

Sei lá, Sei lá,

A morte tem sempre vazão"

(Salles)

10/11/09


Um comentário:

Leo Israel disse...

Absurdo de bom po... Me amarrei!!

abraços

Leo Israel