domingo, 13 de fevereiro de 2011

as besteiras que os adolescentes fazem...

As besteiras que os adolescentes fazem. São muitas. O mais impressionante é que quando os adolescentes fazem merda, eles sempre acham que é a última. Acham que nunca mais vão fazer nenhuma outra merda. Sempre acham que a merda momentânea é a última de suas vidas. Acham que nunca mais na vida irão cometer outro erro. Engano nosso (também sou adolescente). Mal nós sabemos que iremos cometer merdas muito piores dessas que fazemos agora. Muito piores! Não há nem comparação! As merdas que fazemos aqui são pintos comparadas com as que vão vir!
Algumas pessoas dizem que você precisa estar maduro para tomar algumas decisões. Discordo. Acho que nunca ninguém estará maduro o suficiente. Acho que, na verdade, essa é a graça da vida. A cada dia que se passa aprendemos um pouco mais. Essa é a graça da vida, viver fazendo coisas (não necessariamente besteiras). Sim, sim. Sempre tem alguém que escreve no seu cartão de aniversário:
-"Viva cada momento como se fosse o último!"
Parece meloso, e é. Mas é verdade. Sim, viva cada momento como se fosse o último, pois um dia vai ser. Está aí, uma das poucas certezas que você (e eu também) tem na vida, a certeza de que um dia irá morrer. Não, não é para ficar triste, não. Ao contrário. É para você (e eu também) acordar desse sono profundo, dessa mesmice, dessa ideologia barata e viver, viver cada dia como se fosse o último. E não, você não precisa de dinheiro, nem de pessoas, nem de lugares paradisíacos para aproveitar a vida. Você precisa de amor próprio. Ame-se como se você fosse único, pois na verdade você é. Todos são únicos. Únicos. Se uns e outros são especiais, queridos, bem, aí é você quem vai decidir. Mas uma coisa todos são:
-"Únicos."
Essa é graça da vida. Fazer besteiras e depois consertar. Ou pelo menos tentar. Mas leve isso consigo (e comigo também):
-"Não há nada que não possa ser resolvido."
Soa como uma frase de efeito, e é. Mas é verdade. Tudo na vida tem um jeito. A graça da vida é você descobrir qual é esse jeito. Ou pelo menos tentar. Um conselho:
-"Tenha fé. Independente da religião tenha fé, muita fé. Pois realmente a fé move montanhas, muralhas, carros alegóricos e tudo que estiver pela frente."
Essa é outra graça da vida. Sim, a vida tem muitas graças.
Mas entre graças e desgraças a vida tem muito a ensinar. Muito mesmo. Talvez ela ensine com as besteiras, talvez com os acertos, ou até mesmo com os arrependimentos.
E pra você? Qual é o melhor? Se arrepender do que fez ou do que não fez? Complexo, não? Será mesmo que você (e eu também) não pode evitar alguns acidentes? Será que você não é capaz?
É óbvio que você é. Eu sou, você é, nós somos, todos são. São capazes de evitar as tais "besteiras" da vida.
Conselhos, dicas, sermões, bem, nada disso vai fazer você (nem eu) amadurecer. Não. Como todo bom adolescente, você só vai aprender depois de errar. Ou depois de levar um porrada da vida. Sim, pois a vida dá porradas, muitas porradas. Aí sim, você (e eu também) vai, aos poucos, amadurecendo. Mas nunca completo. Nunca ninguém é maduro o suficiente. Essa é a graça da vida.
Erre, sim, erre. Mas conserte, conserte sempre. Ou tente. Mas também não vai errar pra sempre, né? Não vai engravidar aos quinze anos, não é? Vai sim, fazer besteiras que não prejudiquem a sua vida. Faça besteiras que só acrescente. Nada que ponha em risco, ok? Apenas viva. Viva cada dia como se fosse o último. Namore, viaje, fique ao lado de quem você goste. Corra atrás dos seus sonhos. Corra atrás do seu amor verdadeiro. Vire a madrugada com seus amigos. Jogue uma "pelada" pelo menos uma vez por semana. Perdoe quem errou com você. Peça perdão para quem você errou. Ouça Legião Urbana, Queen, Cartola, enfim, viva! Tenha uma vida mais saudável. Ande mais de bicicleta. Reveja seus conceitos. Aprenda a tocar violão. Seja feliz, ou pelo menos tente.
Vá ao cinema. Leia um livro. Dê um mergulho na praia e purifique a alma. Beba matte com limão. Coma uma vez por semana no fast food. Ande mais. Namore. Namore mais. Namore mais um pouquinho. Faça uma boa ação. Torça para um time. Converse mais, troque informações. Viva. Viva cada momento como se fosse o último, pois um dia vai ser.
Mas e as besteiras? Sim, as besteiras. São tantas, não é? Mas alguma especial? Alguma que tenha marcado a sua vida? Então pode a esquecer... Você mal começou a viver...
É tudo só o início...
Essa é a graça da vida...

11 comentários:

Henrique Almeida disse...

kara perfeito teu texto (: amei mesmo!!! dá uma passandinha no meu blog tmb (:

All Star Branco disse...

Essa é para Tati Guimarães e para Madrugs

MªPaula disse...

Brigada Lucas! Tava louca pra ler uma crônica nova mesmo... Mais coisas pra comentar - qq
Só espero ainda um lançamento de um livro com todas essas crônicas suas, leria todas de novo. Porque talento pra isso você já tem de sobra! Meus parabéns!
-Maria Paula (Madrugs)

Anônimo disse...

Boa brother!
É aquela velha história: "È errando que se aprende..." rs.

Para incrementar o seu post:
http://seguenorole.wordpress.com/2010/07/11/e-se-hoje-fosse-seu-ultimo-dia-de-vida/

E o comercial do EcoSport2011: http://www.youtube.com/watch?v=jDNm63NT8B0&playnext=1&list=PL50D1CF2840483DAC

Abração muleque! E viva cada momento como se fosse o último! rs

Lara Cannone disse...

cara, escreva mais, por favor. você tem talento pra isso, parabéns. eu te admiro, lucas salles hahaha

Tati disse...

Você tem uma cabeça ótima, gostei muito desse texto, ele se aplica para todas as idades...
Parabéns pela consciência!
Beijos...

THIRÉ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
THIRÉ disse...

Parabéns Luquinhas ! Este é o caminho, meu querido. Simplesmente deize fluir essa energia maravilhosa. Permita que essa onda deliciosa de bons pensamentos invada seu peito e que traga mais e mais inspirações pra você continuar escrevendo. Afinal, propagando essas energias, todos só temos a ganhar. Juntos. Essa é a graça da vida...

Editor disse...

Fala brother,

Muito bom!

Esse post era para ser postado naquele projeto de blog que vc havia comentado, rs. Tem total cara!!!

Abraços!!

Vinicius Covas

Unknown disse...

Lucas você escreve super bem. Amei seu texto!
Beijos.

Luíza disse...

Lucas Salles, adorei seu texto! Tem tumblr?