quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Invenção da Paixão

A invenção da paixão é realmente uma história engraçada.
Tudo começou em mil setecentos e vinte três, na Itália, com um tal de Roberto Passione. Roberto Passione era morador de rua, pobre, sem muitos atributos e sem nenhum futuro. E foi assim, sem futuro, que Roberto Passione decidiu se jogar ao mar, acompanhado apenas de uma garrafa de rum, para conhecer o mundo. Todos que conheciam Roberto Passione disseram que aquilo era uma loucura. Disseram que ele estava totalmente errado, que ele poderia morrer, que ele poderia ficar sem uma perna, sem um olho, etc. Mas Roberto Passione não desistiu. Nem hesitou. Pois Roberto era um Passione, era o Roberto Passione.
E no dia vinte e dois de março de mil setecentos e trinta, depois de sete anos ao mar, Roberto Passione encontrou um lugar ao sol. Encontrou um ilha. Deserta, onde a vista cansava de tanta beleza natural. Roberto achou seu lugar. Enfim, um lugar digno para um pobre, para um morador de rua. Seria só felicidade em diante. Seria. Mas não foi.
Roberto Passione estava muito sozinho, sem nenhum amigo, sem nenhuma garrafada de rum (ou até mesmo de vinho), sem nenhum jogo de cartas, sem nenhum óleo de baleia para acender uma luminária. Sem nada para o pobre rapaz. Mas Roberto Passione tinha uma coisa que ninguém tinha: o Passione. Antes de mais nada, ele era um Roberto Passione. E Passione que se preze não se deixa abalar por nada! E Roberto não era diferente!
Roberto andou por todos os lados da ilha, por todas as cavernas, por todas as bananeiras, por todo o litoral, e, não achou ninguém. Mas ele não desistiu. Tentou se jogar ao mar novamente. Queria voltar para sua terra natal. Então Passione pegou seu barco, se entregou em alto mar e disse:
-"Volto aqui quando tiver minha amada."
Dito e feito. Depois de velejar por mais sete anos na imensidão azul, Roberto Passione chegou em sua terra natal. E assim quando chegou, foi correndo atrás de Dessiré Doman. Dessiré Doman era uma freira com quem Roberto Passione já tinha tido um caso. Era por isso, na verdade, que Dessiré Doman era freira. Depois que Dessiré se separou de Roberto, ela prometeu não conhecer nunca mais nenhum homem. Nunca mais durante toda a sua vida e, por isso, virou freira. Mas Dessiré não era nem um pouco feliz com a sua vida de vigário.
Roberto Passione não parou de correr. Saiu correndo e foi encontrar Dessiré que trabalhava no bosque cuidando das ovelhas. Assim que a viu, Roberto Passione começou a ficar gago, suar, tremer e tonto. Dessiré não acreditava. E não acreditou. Continua até hoje sem acreditar. Dessiré não conseguia imaginar que o "homem da sua vida" estava de volta há poucos metros de distância! Roberto Passine não acreditava que a "mulher da sua vida" estava lá, somente só, cuidando de ovelhas!
Roberto Passione se aproximou de Dessiré Doman, e com todo o respeito, disse:
-"Eu estava em uma ilha maravilhosa. Deserta, sem ninguém para atrapalhar. Sem precisar pagar impostos, sem precisar trabalhar, sem precisar pedir esmola! Tinha tudo lá, menos duas coisas. Rum e..."
Dessiré suspirou e disse:
-"E?"
Roberto olhou fundo em seus olhos e disse:
-"Você."
E foi daí, desse diálogo, que Roberto Passione inventou a paixão. Séculos depois, todos no mundo iriam usufruir dessa invenção criada por Roberto Passione. Invenção essa que duraria mais que o rádio, mais que o telefone, mais que o computador, mais até que a primeira invenção do mundo, o próprio mundo.
Hoje em dia, Roberto Passione é lembrado por muitos somente pelo apelido de sua invenção, "Paixão". E ele descansa em sua ilha deserta, ao lado de sua amada, Dessiré Doman. Pelo o que me parece, os dois são muito felizes. Um completa o outro. Tiveram um filho e o abençoaram de "Amor". Os dois pretendem criar um rede de hotéis na ilha, mas, ainda sim, estão mais preocupados com o futuro deles. Porém, naquela ilha só se escuta uma coisa:
-"Nosso Amor é fruto de nossa Paixão."
E é verdade.

5 comentários:

Kálita Antunes disse...

Essa historia me lembrou duas novelas: Passione e Tititi. HUAUHAU Romantica, simples e meiga.

Cristiele disse...

Realmente concordoo com o comentario acima!
..
história bem legal , invenção da paixão! com Roberto Passione!

Mais posso te dar uma idéia! Posta algoo tipo seu ultimo sentimento! seja qaul for!!
Ah Assisti o filme "DESENROLA" poxaa ameii o filme*-* vs ficou mais lindo ainda com o personagem!
Beijinhos e te cuida ♥

By: Cristiele Souza!

Gabriela disse...

quer dizer entao q a culpa e desse Passione ae... deixa eu encontra com ele, tenho umas coisas pra falar baixinho com esse fulano...XD mas tbm por culpa dele alguem pensou em uma historia apaixonante, tranformou ela em um filme chamado Desenrola e eu tive a sorte de ir ao cinema e assistir ele Quase Sem Querer... S2

Marcos Lima disse...

Agora sim. Isso soluciona o mistério do "quem diabos inventou o amor".

Roberto Passione não desistiu de um sonho, não teve medo do desconhecido e o melhor: ainda deu origem a uma das coisas mais belas e mais necessitadas no mundo de hoje. Deve ser exemplo de vida, ganhar Nobel e bla bla bla. Ou aparecer como personagem de um livro do Lucas Salles, aí sim ia bombar xD

Abraços, cara
E parabéns pela sua carreira. Desenrola ficou show \o/

http://senhor-do-tempo.blogspot.com

maands disse...

nossa, que texto lindo *-*
muito sucesso Lucas (: