sábado, 9 de abril de 2011

diz isso em Brasília...

Outro dia desses, em um evento que eu participava, me perguntaram se eu já tinha sofrido bullying. No mesmo dia, houve a chacina do colégio Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro. Pelo que parece, um jovem entrou armado na sua ex-escola e assassinou treze crianças. No final de tudo, Wellington Menezes (nome do assassino) deixou uma carta de "despedida" e se suicidou. Comecei a comparar e pensei:
-"Será que ele, o Wellington Menezes, sofreu bullying quando criança? Será?"
Afinal, muitas das desculpas que alguns assassinos usam hoje em dia é que sofreram bullying quando eram crianças.
Pois bem. Agora todo culpado por suas atitudes poderá responder que "sofreu bullying quando era criança". Até mesmo se ele não tiver sofrido, pode dizer que sofreu que é capaz de subir no conceito do juiz. É! O Brasil é assim mesmo. Vai virar moda dizer que "sofreu bullying quando criança". Na verdade, bullying virou desculpa para fazer merda. Vai começar por mim:
-"Eu depilei o meu gato porque sofri bullying quando era criança na escola."
Ok, ok. Eu não sofri bullying quando era criança. Sim, tive os meus problemas quando criança na escola (nas escolas). Fui expulso de mais de seis escolas. Eu não era um garoto normal (nem um pouco). Mas também, por mais que algumas pessoas me excluíssem da turma, me deixassem de fora, implicassem comigo, eu nunca disse que sofri bullying. Afinal de contas, não sei quais são os critérios para o bullying.
Mas de uma coisa eu sei:
-"Eu sempre me aceitei do jeito que sou. Gordo, sem graça, feio, babacão, infantil, meio mongolóide, sempre me aceitei."
Nunca me fiz de pobre coitado. Sim, tive uma vida meio difícil, uma situação financeira nada boa (péssima, para ser sincero). Mas continuei sempre sendo assim, meio bobo e feliz por nada.
Eu tento entender as atitudes de algumas pessoas, tais como a do Wellington. Devem ter sido pessoas criadas (infelizmente) em condições muito (muito mesmo!) piores do que a minha. É claro que isso não justifica, mas que explica, explica.
Sim, tenho pena do pobre Wellington. Não consigo compreender. Algum motivo ele deveria ter. Pois até mesmo os "loucos de pedra" têm motivos para as suas atitudes. Isso que determina o porquê que são loucos. Seus motivos não têm fundamento nenhum, nenhuma base. Já nós, nós "seres-racionais", temos um fundamento (crível) nas nossas atitudes. Ah, sim! Maldade não justifica nada, pois há muita gente que em plena consciência faz as mesmas coisas que o Wellington fez ou até mesmo piores. O jeito de rever essa situação é melhorar a educação e a miséria. E claro, abaixar o preço do arroz e do feijão. Parece fácil, não? É... diz isso em Brasília...

4 comentários:

MªPaula disse...

Mais um texto, que te dá um gosto de ler. Não concordo tanto contigo, pois da primeira vez que ouvi sobre o Wellington e sobre as mortes, eu pensei, e que Deus me perdôe, acho que ele não devia ter morrido, quer dizer ele deveria ter de responder aos seus atos. Pensei, ele ter morrido foi pouco, muito pouco. Mas no resto, concordo, Brasília e seus políticos hipócritas deveriam mostrar mais respeito ao seu próprio país, e às pessoas nele, dar uma estrutura decente à todos.
Parabéns Lucas, beijos Maria Paula (@__madrugs)

Tainá Moraes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tainá Moraes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tainá Moraes disse...

Lucas,
Eu acho o seu texto aceitável, mas não concordo com algumas citações (não que isso influência em alguma coisa, pois cada um tem a sua opinião e o direito de expressa-la, basta)
Primeiramente eu gostaria de especificar que o fato de você ser maltratado na escola ou em qualquer outro lugar, ser chamado de gordo/magricelo/esqueleto/baleia DE UMA FORMA AGRESSIVA (sem motivo alguum), é sim um ato do ''famoso'' bullying.
Diversos fatores levaram Wellington a tomar a atitude de matar as crianças da escola do Realengo, entre elas a violência escolar sofrida por Wellington(um lugar de aprendizado, disciplina e sabedoria). Além disso a facilidade de comprar as armas, a mente doentia do assassino, não por ele possuir uma doença e sim pelo fato dele ter sido maltratado fisicamente e verbal mente (no colégio). É normal um grupo de crianças colocarem a cabeça de outra criança dentro da latrina e derem descarga? Pois é, foi isso que fizeram com Wellington.
Vi muitas pessoas chamando o próprio de covarde, mas é, ele é um covarde, pois atirou em crianças indefesas! (A mesma coisa que fizeram com ele quando ele ainda era uma criança, certo?!)
Devemos ter a total consciência de que as pessoas tem mentes diferentes, características diferentes, não é pq eu, vc, alguém, qualquer pessoa sofre bullying que vai sair por ai atirando em pessoas indefesas, claro que não! Justamente por termos sentimentos/modos de pensar opostos cada um reage de um modo diferente, uns partem para a agressão, outros ficam calados (mas com certeza por dentro sentem uma dor imensurável -insegurança)
Uma das frases que Wellington citou querendo finalizar a sua carta foi que mesmo ele sendo o responsável por soltar o gatilho das armas as pessoas que agem com o bullying (todas - sem exceção) são as responsáveis pelas mortes das 13 crianças. Ele está querendo fugir do erro que cometeu? E as crianças que os maltrataram saem impune como ele? Eu te pergunto Brasil...
Gostaria de citar também as péssimas condições das escola no Brasil e no mundo, não só pela falta de segurança e sim pela falta de EDUCAÇÃO, os próprios professores dão exemplos ruins em sala (sem generalização, admiro muitos professores, mas infelizmente esse é o nosso brasil, o desrespeito reina!).
Outro fato que eu discordo foi a citação do Lucas de que a pobreza tenha sido um dos motivos (perdão se eu estiver errada) hoje em dia vemos muitos ''filhinhos de papai'' matando e fumando... Além disso vejo nas ruas pessoas pedindo dinheiro no sinal (acho digno) outras roubando e matando, matando não por matar e sim por necessidade (sem generalização). Olhem para cima e vejam os exemplos instalados para o povo, políticos corruptos, ladrões e blábláblá...
E as fontes que nos informam sobre os tais acontecimentos? Elas estão interessadas em quê mesmo? DINHEIRO. Os programas de TV deveriam estabelecer um ''chega'' para o bullying, e não ficar falando o que já sabemos... (para eles informar é falar o que acontece no mundo, (é trágico eu sei) Mas informar não é só isso, informar não é influenciar
informar além de informar é conscientizar, eles deveriam aproveitar para mostrar as consequências do bullying, que além de gerar violência gera também diversos tipos de transtornos!

Pelas reportagens que eu vi Wellington era tímido, calado, solitário, desprezado, maltratado e outras coisas mais, isso é o não características de uma pessoa que sofre bullying?
Eu creio que sofrer bullying não é uma desculpa qualquer, é uma desculpa válida (Como vivem falando ''Explica mas não justifica'')
Da que a algum tempo o atentado do Realengo vai sumir das nossas cabeças (não para pais e mães, familiares etc) Mas o bullying vai continuar no nosso cotidiano, em todas as escolas... E muitos jovens vão continuar agindo com o bullying, pensando que o mesmo é só uma brincadeirinha para descontrair/mostrar autoridade!
Quero deixar claro que em nenhum momento eu defendi A ATITUDE de Wellington M. (por: _tainamoraes